Vistoria de entrada, o que é e como fazer?

Vistoria de entrada, o que é e como fazer?

Acabou de alugar um imóvel e ficou com dúvidas sobre a vistoria de entrada? Deixa a gente te ajudar:

Basicamente, o laudo de vistoria se trata de um documento que possui a finalidade de mostrar o estado de conservação e manutenção do imóvel no momento em que ele é alugado. O documento pode ser definido, também, como um tipo de ferramenta jurídica, capaz tanto de respaldar o locatário quanto o próprio dono do imóvel.

Isso porque, além de garantir que o inquilino receba o imóvel em plenas condições de uso, também assegura ao proprietário que, ao término ou rescisão do contrato de locação, sua casa ou seu apartamento seja entregue em iguais condições (exceto por eventos causados no decorrer de sua utilização no dia-a-dia).

Certo, já sabemos o que é, mas como deve ser conduzida a vistoria?
A vistoria é a análise do imóvel todo e o termo nada mais é do que o relato por escrito detalhando suas condições — portas, janelas, instalações elétricas e hidráulicas, paredes, pisos, etc.

O ideal é que a inspeção seja feita na presença do inquilino, do proprietário e, se for o caso, dos fiadores, sendo possível que a elaboração do laudo seja feita por uma terceira pessoa, mediante a validação mútua. Geralmente, é o que ocorre quando há o intermédio de uma imobiliária na locação.

É interessante que a vistoria abranja todo o imóvel, incluindo o seu exterior. Fotos também devem ser anexadas ao documento para ficar ainda mais completo. E, ao final da locação, quando o imóvel for entregue, uma nova revisão é realizada — esta, de saída — para verificar se a casa ou o apartamento está nas mesmas condições em que foi recebido.
Quase sempre, o termo é emitido pela imobiliária por meio corretor de imóveis. Entretanto, quando isso não acontece, é possível que o próprio locatário ou o proprietário elabore o documento e o anexe com as devidas assinaturas.

Novidades