A vida é a melhor escolha

A vida é a melhor escolha

Setembro amarelo — A vida é a melhor escolha.

Desde 2014, duas entidades governamentais se uniram e lançaram a campanha que dá título a esse texto.
Juntos, a Associação Brasileira de Psiquiatria — ABP e o Conselho Federal de Medicina — CFM — se empenham em aumentar a conscientização sobre esse triste tema. Conforme a OMS, somente em 2019, foram mais de 700 mil suicídios ao redor do mundo — isso sem contar os casos subnotificados — No Brasil, os casos somam 14 mil/ ano.
O suicídio se tornou uma grande questão de saúde pública, mas é possível preveni-lo, desde que, entre outras medidas, os profissionais de saúde estejam aptos a reconhecerem os fatores de risco presentes, a fim de determinarem medidas para reduzir tal risco e evitar o suicídio
Segundo o CFM, ao menos 17% da população brasileira já teve ideações suicidas, isso corresponde a 34 milhões de pessoas. É muita coisa.
Por muito tempo, falar sobre suicídio foi considerado um tabu, um estigma. Seja por motivações morais, religiosas ou culturais.
Por esse motivo ainda temos vergonha de falar sobre esse tema abertamente. Lutar contra esse tabu é fundamental para conseguirmos trabalhar com a prevenção de forma bem sucedida.
Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e ajudar esse paciente.

Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!

Novidades