5 curiosidades sobre a República
Detalhes da história que vão mudar seu jeito de olhar para o bairro que é um ícone do Centro Histórico de São Paulo.
-1. A praça que é um bairro
A Praça da República é considerada um pequeno bairro e também é um dos menores distritos da capital paulista.
– 2. O nome já foi bem diferente
O local ganhou nome definitivo em 1889, com a Proclamação da República, quando passou a ser um ponto notável da geografia da capital. Antes, o famoso logradouro carregava o nome de Largo dos Curros.
– 3. A primeira Escola Normal do Brasil
O imponente edifício Casa Caetano de Campos, onde hoje funciona a Secretaria de Educação, foi inaugurado em 1894, como a primeira Escola Normal de todo o estado (essas escolas foram responsáveis por formar professores entre a segunda metade do século XIX até meados da década de 70).
– 4. MMDC: onde tudo começou
Também foi na Praça da República, esquina com a Barão de Itapetininga, que foram assassinados Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, os estudantes de Direito do Largo São Francisco cujas iniciais identificam a Revolução Constitucionalista de 1932 (MMDC).
– 5. Edifícios históricos
No auge da grande imigração e da chegada dos dólares do cultivo de café, em 1904, a praça foi totalmente reformada e foi ganhando grandes e belos edifícios que conhecemos hoje, como é o caso do Eiffel, o último residencial de Oscar Niemeyer.
Atualmente, por todo o bairro, é impossível não se deixar impactar pelo visual de prédios históricos como o Edifício Herculano, localizado no cruzamento mais famoso do país, entre as avenidas Ipiranga e São João.
A edificação une o clássico dos anos 50 à arte contemporânea do mural de Fábio Gonçalves (@tutano_nomade) numa incrível fachada. Com apartamentos do tipo studio totalmente reformados, distribuídos em 12 pavimentos, o Edifício Herculano tem um pé-direito de impressionantes 5,30 m e que possui unidades disponíveis para locação. Que tal uma visita para se apaixonar? 💙